A troca de um segredo
Material necessário: pedaços de papel e
lápis.
Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na
papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de
expor oralmente;
A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida,
misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que
está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por
compreendê-lo.
Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na
papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a
solução ao problema apresentado.
Compartilhar: a importância de levarmos a
cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo
Garrafas
Material necessário: Uma garrafa de
refrigerante vazia.
Desenvolvimento - Todos sentados em círculo. O
professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz
girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma
palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela
garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento
para quem ela apontar e assim sucessivamente.
Compartilhar: as boas palavras edificam (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25)
Caminhando entre
obstáculos
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer
outro objeto que sirva de obstáculo,
e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela
sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com
a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas deverão
colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas
até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com
auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os
obstáculos da sala. O professor insistirá em que o grupo tenha bastante
cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o
professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem
mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as
dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não
devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.
Desejar ao próximo o que deseja a si mesmo
Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O professor formará um círculo e
distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para
escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à
esquerda realizasse. Depois disso pedirá a cada um que leia o que
escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar: Mostrar na prática
que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.
Virtudes e defeitos
Material necessário – Lápis e papel
Desenvolvimento - O professor pedirá a cada participante que
forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio
). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá
escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão
“Eu sou...”. Ao concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá
escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu
sou...”. Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o
parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que
acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro
Compartilhar – Todos somos dotados
de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as
nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas
vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor
a Deus.
Papel
significativo
Material necessário – Papel pardo ou
manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas.
Desenvolvimento – Essa dinâmica é
para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em
círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou
qualquer outra coisa que expresse uma lição que tenha tirado para sua
vida da palestra ou aula dada. Cada um terá a oportunidade de falar sobre
o seu recorte que colará no papel pardo ou manilha escrevendo uma palavra
significativa ao lado.
Compartilhar – Repensar em grupo
sobre a mensagem ouvida e compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade
para o crescimento cristão.
Estória
sem fim
EUm participante começa a contar uma estória (bíblica por exemplo), a
qual será interrompida por palmas. Imediatamente, o colega do lado dá
continuidade à mesma estória.....
Amar ao próximo
Duração: 30 min.
Material: papel, lápis.
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5
perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas
para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e
perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
1. Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as
teria feito mais fáceis?
2. E a tarefa?
3. Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu
próximo como a ti mesmo".
4. Como nos comportamos no nosso dia a dia?
5. Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
02- A TROCA DE UM SEGREDO
Participantes: 15
a 30 pessoas
Tempo Estimado:
45 min.
Modalidade: Problemas Pessoais.
Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do
grupo.
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um
lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou
dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se
recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante
assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em
um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis
aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar
o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua
solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador,
cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema
recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser
realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou
perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e
as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:
- Como você se sentiu ao descrever o problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?
- Conseguiu pôr-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?
- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência da
dinâmica?
Um comentário:
excelentes sugestões!
Muito me ajudarão no retiro de minha igreja!
muito grata e deus a recompense!
Postar um comentário