Sugestões de atividades práticas:
- Painel de boas vindas
interativo:
Muitos professores do 1°ciclo do ensino fundamental passam horas
desenhando murais e painéis para ornamentar a sala de aula. Já os docentes do
2°ciclo raramente se preocupam com isso. Sugerimos que haja um equilíbrio e que
o acolhimento seja interativo e esteja presente em todas as classes.
A
VIAGEM
Objetivos:
- Levantar as expectativas
dos alunos em relação ao ano letivo;
- Acolher o novo grupo;
- Ornamentar a sala de aula
de maneira significativa.
Procedimento:
- O professor afixa na
parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar
escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!
- A paisagem de fundo pode ser: marítima, celeste, florestal, etc..
- A proposta é construir o painel com o grupo.
- Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.
- Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
- O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
- O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
TEIA DE ARANHA
Objetivo:
- Estimular o entrosamento
entre os alunos.
Procedimentos:
- Propor que os alunos
fiquem em pé, forando um círculo.
- Entregar um rolo de barbante
ou cordão.
- Solicitar um voluntário
para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo
para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
- Sucessivamente um vai
abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a
mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
- Em um segundo momento,
com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa
teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de
combinados da classe.
- Para encerrar permitir
que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho,
recorte, colagem, dobradura, etc...
QUE MÚSICA VOCÊ É?
Objetivo:
- Propiciar a apresentação
dos alunos de forma descontraída;
- Levar os participantes a
identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a
importância de respeitar as preferências alheias.
Procedimentos:
- Solicitar aos alunos que
escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma
forma, o represente.
- Cada um deve cantar o
trecho escolhido para a turma.
- O professor/dinamizador
da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem
é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não
gosta, etc.
- A regra é não repetir as
músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
- Com todos devidamente
apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua
apresentação.
- Com todos os cartazes
prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.
ÁRVORE DOS
SONHOS
Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima
da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre
questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será
tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada
criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o
sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o
assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore
dos sonhos.
Obs: Esta
atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto,
ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o
que conseguiram alcançar.
DA
CONFUSÃO À ORDEM
Estas
atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização
para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das
crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para
que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu
companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno
que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é
desagradável e como a ordem tem um sentido.
O
professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a
organização é essencial.
O
LAGO DE LEITE
(Despertar
no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na
contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na
série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos
para a realização do mesmo).
Em um
certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas
do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um
dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de
todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã
seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia,
quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o
seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo
pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém
vai notar..."
Questionar
com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após
a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por
exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois
de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário